♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 1 de junho de 2023

MAKURIA: A ESQUECIDA CIVILIZAÇÃO CRISTÃ DA ÁFRICA MEDIEVAL

Makuria foi um reino núbio localizado no que é hoje o norte do Sudão e o sul do Egito .
No final do século VI, a Núbia havia se convertido ao cristianismo. Por volta de 540 dC, a imperatriz Teodora enviou missionários de língua grega para essas terras, que já estavam em processo de evangelização anteriormente e passaram a adotar o cristianismo como religião oficial. Os dois estados do norte de Nobadia e Makuria mais tarde se fundiram, com o primeiro governado por um Eparca do último. Seu rei estava baseado em Dongola e sua cultura mostrou elementos especialmente fortes da influência grega bizantina.
Assim, o grego tornou-se a língua principal da Igreja na Núbia cristã pelo menos durante os primeiros cinco séculos e foi usado para expressar a piedade oficial e privada. Os textos gregos foram encontrados principalmente em epitáfios e manuscritos litúrgicos , bem como em pinturas murais.de igrejas núbias e outros locais de importância religiosa, como o mosteiro em Ghazali.
Makuria tornou-se oficialmente copta e leal ao patriarca copta de Alexandria ; o rei de Makuria tornou-se o defensor do patriarca de Alexandria, ocasionalmente intervindo militarmente para protegê-lo, como Kyriakos o fez em 722.
No século VII, seu vizinho, o Egito foi conquistado pelos exércitos islâmicos . Em 651 um exército árabe invadiu a região mas foi repelido e um tratado conhecido como Baqt foi assinado criando uma relativa paz entre os dois lados que durou até o século XIII.
Graças às cruzadas , a Europa ocidental tornou-se cada vez mais consciente da existência da Núbia cristã durante os séculos XII e XIII até que no início do século XIV, houve até propostas de se aliar aos núbios para outra cruzada contra os mamelucos. Personagens núbios também começam a ser apresentados nas canções dos cruzados , exibidas primeiro como muçulmanos e mais tarde, após o século XII e com crescente conhecimento da Núbia, como cristãos. Contatos entre cruzados e peregrinos ocidentais de um lado e núbios do outro ocorreram em Jerusalém.
Devido a uma guerra civil em 1365, o reino foi reduzido a um estado remanescente que perdeu grande parte de seus territórios do sul, incluindo Dongola. Ele havia desaparecido na década de 1560, quando os otomanos ocuparam a Baixa Núbia . A Núbia foi posteriormente islamizada e atualmente o Sudão é predominantemente islâmico.
Uma das descobertas mais importantes a cerca do Reino de Makuria foram as ruínas da Catedral de Faras . Este grande edifício foi completamente preenchido com areia, preservando uma série de pinturas magníficas. Pinturas semelhantes, mas menos bem preservadas, foram encontradas em vários outros locais em Makuria, incluindo palácios e casas particulares, dando uma impressão geral da arte Makuriana. O estilo e o conteúdo foram fortemente influenciados pela arte bizantina e também mostraram influência da arte copta egípcia e da Palestina. Principalmente de natureza religiosa, retrata muitas das cenas cristãs padrão . Também estão ilustrados vários reis e bispos makurianos, com pele visivelmente mais escura do que as figuras bíblicas .
























Sem comentários:

Enviar um comentário