♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 5 de junho de 2023

DOM MIGUEL DE CASTRO, EMBAIXADOR DO REINO DO SOYO

Dom Miguel de Castro, embaixador do Reino do Soyo e seus servos Pedro Sunda e Diego Bemba durante missão diplomática em Recife, Brasil Holandês. Pinturas de Jaspar Beckx, 1644.
Dom Miguel de Castro, primo do conde de Soyo, foi enviado à República Holandesa para pedir uma mediação em um conflito com o rei Garcia II de Kongo.
A Companhia Holandesa das Índias Ocidentais havia conquistado Loango-Angola em 1641 dos portugueses e contava com a ajuda do Conde de Soyo. Dom Miguel de Castro viajou com alguns servos para a República Holandesa, via Brasil Holandês, onde foram recebidos pelo governador João Maurício, príncipe de Nassau-Siegen.
Em 19 de Junho de 1643, Dom Miguel de Castro chegou a Flushing, onde foi recebido por três diretores da câmara da Zelândia da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais e que lhe forneceram acomodações em Middelburg, aonde teve uma audiência com Frederico Henrique, Príncipe de Orange. Depois que João Maurício de Nassau renunciou ao governo do Brasil no início de 1644, e após a conquista de Angola pelo Governador do Rio de Janeiro Salvador Correia de Sá em 1648, a aliança entre os Holandeses e o Reino de Soyo se tornou impossível.



Sem comentários:

Enviar um comentário