♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

ACADEMIA REAL DE FORTIFICAÇÃO, ARTILHARIA E DESENHO

A 2 de Janeiro de 1770 é instituída pela Rainha D. Maria I, por Carta de Lei, datada de 2 de Janeiro de 1790, a Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho (ARFAD), a primeira escola de ensino superior militar de formação de oficiais do Exército Português. Tinha como objetivo principal formar oficiais engenheiros militares e oficiais de outras armas do Exército.

Foi em 1641, em plena guerra da restauração, que surgiu o ensino superior militar em Portugal, com a criação da aula de Artilharia e Esquadria, por decreto de 13 de Maio de D. João IV, começando esta a funcionar no Paço da Ribeira - o próprio Palácio Real - na actual Praça do Comércio.

Em 1790, ainda no reinado de D. Maria I, foi criada a Academia Real de Fortificação Artilharia e Desenho que veio estabelecer, pela primeira vez, uma escola de base verdadeiramente científica, destinada ao ensino superior das matérias de interesse para Oficiais de Artilharia e Engenharia (cursos de 4 anos), de Infantaria e Cavalaria (cursos de 3 anos) e a alunos Civis ("Os Paisanos") que desejassem habilitar-se a Engenheiros.

Esta Academia, primeiramente instalada no Arsenal do Exército (A Santa Apolónia), passou por vários edifícios da capital, desde o Palácio da Regência onde se manteve até 1796, passando seguidamente para o Palácio de Calhariz, daí para o Real Colégio dos Nobres, sendo neste local que em 12 de Janeiro de 1837, a Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho se passou a designar por Escola do Exército, por iniciativa de Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo - o Marquês de Sá da Bandeira.

No Brasil, a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho foi uma escola de ensino superior criada em 17 de dezembro de 1792, aniversário da Rainha D. Maria I, na Casa do Trem (actual Museu Histórico Nacional), sob a égide de seu filho D. João, Príncipe Regente, da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, marco do início do ensino militar académico nas Américas e do ensino civil superior no Brasil, sendo assim a mais antiga Escola de Engenharia das Américas.

Durante a instalação da Corte Portuguesa no Brasil, foi substituída pela Academia Real Militar, criada em 1810.

Hoje em dia, no Brasil, tanto a atual Escola Politécnica (Poli-UFRJ) como o actual Instituto Militar de Engenharia (IME) se afirmam descendentes da antiga Academia Real de Artilharia, Fortificação e Desenho.

Em Portugal, esta academia foi a génese da actual Academia Militar.

“DULCE ET DECORUM EST PRO PATRIA MORI

Na imagem, selo branco da Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho, de cerca de 1821.

Sem comentários:

Enviar um comentário