♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

JORGE AFONSO, O PINTOR RÉGIO DA CORTE MANUELINA

"Encontro de Cristo com a Virgem Maria" (1515)

Jorge Afonso terá nascido por volta de 1475, sendo nomeado por D. Manuel I, a 9 de Agosto de 1508, pintor régio, com o encargo de examinador de todas as obras de pintura, que deveriam ser submetidas a seu exame e avaliação.

A este pintor é atribuída a execução dos grandes painéis que compõem o “Políptico da Charola do Convento de Cristo”, em Tomar: “Cristo e o centurião”, “Ressurreição de Lázaro”, “Entrada triunfal de Cristo em Jerusalém” e “Ascensão”, bem como o “Políptico do Convento da Madre de Deus”, em Lisboa. À sua oficina é igualmente atribuída a execução do “Retábulo do Convento de Jesus” de Setúbal.

"Ressurreição de Lázaro" (1510)

Pintor de reconhecido mérito, passaram pela sua oficina, junto ao Mosteiro de S. Domingos, em Lisboa, como seus discípulos ou oficiais, alguns dos mais ilustres pintores da geração seguinte, dos quais se destacam Garcia Fernandes, Gregório Lopes, Cristóvão de Figueiredo e Gaspar Vaz.

"Adoração dos Pastores" (1515)

Como destaca João Paulo Oliveira e Costa, “podemos relacioná-lo também com o projeto imperial manuelino”, já que entre os seus trabalhos se encontra a produção das bandeiras que se levaram na expedição à Mamora e as que se ostentavam na corte aquando da visita do embaixador da Etiópia, Mateus.

"Anunciação (Madre de Deus)" (1515)

Fernando António Baptista Pereira, Doutor em Ciências da Arte e do Património pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, considera que a sua oficina foi “porventura a de maior destaque na cosmopolita Lisboa manuelina e joanina até cerca de 1540”.

Jorge Afonso viria a falecer em 1540.

Miguel Louro

Sem comentários:

Enviar um comentário