♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 17 de abril de 2023

COROAÇÃO DE HENRIQUE VI DE HOHENSTAUFEN COMO IMPERADOR DO SACRO IMPÉRIO ROMANO-GERMÂNICO

Imperador Henrique VI, quadro pintado por Johann Baptist Zwecker (1814-1876). Representação idealizada de Henrique VI Hohenstaufen, com coroa imperial em frente a uma janela românica. Por cima, escudos: com a águia imperial de uma cabeça, três leões dourados sobre vermelho e um triskelion encarnado sobre o azul, como símbolos do governo do Reino normando da Sicília. Quadro doado pela Associação de Cidadãos Patrióticos de Frankfurt. A pintura faz parte da Herrschergalerie no Kaisersaal do Haus zum Römer na Prefeitura de Frankfurt e faz parte do acervo do Museu Histórico de Frankfurt am Main.

14 de Abril de 1191: O Papa Celestino III coroa Henrique VI de Hohenstaufen Imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Henrique VI de Hohenstaufen foi também: Rei da Sicília, Rei da Itália e Rei dos Romanos e oitavo avô de D. Álvaro Gonçalves Coutinho, "o Magriço" (um dos doze de Inglaterra), imortalizado por Camões nos Lusíadas...
Henrique VI de Hohenstaufen, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Rei da Sicília, Rei da Itália e Rei dos Romanos, * Nimwegen, 11.1165 - † 28.09.1197, era filho de Frederico I, "Barba Ruiva", Imperador do Sacro Império Romano-Germânico (*1123 - †1190) e de Beatriz da Borgonha (*1145 - †1184); Neto paterno de Frederico II, Duque de Suábia (*1090 - †1147) e de Judite da Baviera (*1100), e neto materno de Reinaldo III, Duque da Borgonha e de Ágata de Lorena.
Henrique VI foi o Imperador Romano-Germânico de 1191 até sua morte, além de Rei da SicíliaRei da Itália e Rei dos Romanos. Era o segundo filho do Imperador Frederico I, "Barba Ruiva" e de sua segunda esposa Beatriz, Condessa da Borgonha.
Henrique VI casou a 27 de Janeiro de 1186 com Constança de Hauteville, Princesa da Sicília.
Quando o seu pai abalou para a Cruzada, em Maio de 1189, Henrique exerceu o governo do Sacro Império Romano. Assinou a "Paz de Fulda" com o seu rival Henrique, "o Leão", para ficar com o poder na Sicília, onde Tancredo de Lecce contestou os seus direitos ao trono, e seguiu para Itália em Janeiro de 1191.
14 de Abril de 1191, o Papa Celestino III coroou-o Imperador. Depois disso, Henrique foi sitiar Nápoles, sem sucesso; pois os habitantes de Salerno, capturaram a sua esposa Constança e entregaram-na a seu rival Tancredo. Henrique VI voltou à Alemanha em Dezembro desse mesmo ano.
Durante esse tempo, Henrique, "o Leão", quebrou a "Paz de Fulda" e atacou os duques da Saxónia e Holstein, e muitos príncipes alemães revoltaram-se contra o Imperador. Esta revolta só terminou quando Ricardo "Coração de Leão", mantido cativo em Haguenau pelo Imperador, se reconciliou com ele, em Fevereiro de 1194.
Em Maio do mesmo ano, Henrique VI voltou à Itália; Tancredo de Lecce acabara de morrer e o seu exército encontrou pouca resistência.
A 25 de Dezembro de 1194, Henrique VI foi coroado Rei da Sicília.
Henrique VI então, dirigiu-se para o leste, anunciando que desejava liderar uma cruzada alemã. Queria que seu filho Frederico fosse coroado Rei dos Romanos, para que a sua sucessão ocorresse sem problemas; mas em Dezembro de 1195, muitos nobres, esperando preservar os seus direitos à coroa, recusaram. Henrique acabou resolvendo o caso um ano depois, mas quando se preparava para a cruzada, uma revolta eclodiu na Sicília, possivelmente originada por sua esposa e pelo Papa. Os rebeldes foram subjugados, mas Henrique VI acabou por morrer antes de poder embarcar para a Terra Santa.
Biografia:
Henrique VI foi coroado Rei dos Romanos, em Bamberg, em Junho de 1169 e como Imperador Romano-Germânico em 1193, pela mão do Papa Celestino III na cidade de Roma, juntamente com a sua esposa.
No ano de 1190 e também em 1193 tentou impor-se aos nobres alemães que lhe ofereciam resistência e eram liderados por Henrique XII da Baviera também denominado por Henrique, "o Leão" e que tiveram a ajuda do papado e de Ricardo I, "Coração de Leão", Rei de Inglaterra, não tendo no entanto grande êxito, pois apesar da vitória alcançada, não obteve o seu principal objectivo que era converter em hereditário o trono germânico o qual foi sempre uma fonte de problemas da nobreza alemã com o papado e a Inglaterra.
Em 1194, depois dos seus intentos estarem derrotados, recebeu o trono da Sicília, em 1191, praticamente pela força das armas e depois de o ter reivindicado, devido à herança por direito da sua esposa.
Em 1197, o poder tirânico do rei estrangeiro na Itália, deu origem a revoltas, especialmente no sul da Sicília, que os soldados alemães reprimiram cruelmente. No mesmo ano, Henrique preparou a Cruzada, mas a 28 de Setembro morreu na cidade italiana de Messina, com malária, embora seja também aventada a hipótese de envenenamento.
O seu filho Frederico II herdaria tanto o Reino da Sicília como o Sacro Império Romano-Germânico.
Família e Descendência:
Do casamento, realizado a 27 de Janeiro de 1186, entre Henrique VI e Constança de Hauteville nasceu apenas um filho:
  • Frederico II, Imperador do Sacro Império Romano-GermânicoRei da Sicília casou quatro vezes, e teve, pelo menos, treze filhos:
- Do 1º casamento, em 1210, com Constança, Infanta de Aragão, nasceu:
  • Henrique VII von Hohenstaufen, Rei dos Romanos, "Rex Romanorum", c.c. Margarete de Áustria
- Do 2º casamento, em 1225, com Isabel II de Brienne, Rainha de Jerusalém, nasceu:
  • Conrado IV von Hohenstaufen, Rei dos Romanos, "Rex Romanorum", c.c. Elisabeth von Wittelsbach
- Do 3º casamento, em Worms, a 20 de Julho de 1235, com Isabel, Princesa de Inglaterra, nasceu:
  • Margarida von Hohenstaufen, c.c. Alberto, Marquês de Meissen, Senhor da Turíngia, Conde palatino da Saxónia
- Do 4º casamento com Adelaide Enzio, nasceu:
  • Enzio, Rei da Sardenha, c.c. Adelasia de Lacon-Gunale, e c.c. (?) di Romano, e c.c. Frasca, e ainda c.c. (?)
  • Caterina da Marano, c.c. Giacomo, Marquês de Noli e de Finale
- O Imperador Frederico II de Hohenstaufen teve ainda filhos com:
Richina von Beilstein-Wolfsölden, filha de Bertold, Conde de Beilstein-Wolfsölden e de Adelheid von Bonfeld:
  • Margarethe von Hohenstauffen, c.c. Tomaso d' Aquino, Conde de Acera 
  • Bianca, Condessa de Lancia:
  • Costanza Anna di Sicilia, c.c. Conrado Gaetani, Conde d' Oriseo, Terriccio e Pomaya
  • Manfredo, Rei da Sicilia, c.c. Beatriz de Sabóia, e c.c. Helena Dukaina Angelina
- Filhos com (?):
  • Adalasia von Hohenstaufen, c.c. Conrado, Marquês de Malaspina Filhos com (?):
  • Selvaggia von Hohenstaufen, c.c. Ezzelino III di Romano
- (E muitos mais filhos de mães desconhecidas)
Trono do Imperador Henrique VI

Túmulo de Henrique VI na Catedral de Palermo


(Fontes: Investigação de António Carlos Janes Monteiro, Prof. Dr. Vinicius Cesar Dreger de Araujo, GeneAll, App.- Family Tree Maker 4.0 e Wikipédia)

 

HISTÓRIA, GENEALOGIA e HERÁLDICA - António Carlos Godinho Janes Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário