♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 15 de abril de 2023

🏰 O CASTELO DE ALMOUROL


O Castelo Almourol localiza-se na freguesia de Praia do Ribatejo, concelho de Vila Nova da Barquinha, distrito de Santarém, em Portugal. Foi conquistado em 1129 pelo primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques (1112-1185), que o entregou aos cavaleiros da Ordem dos Templários, então encarregados do povoamento do território entre o rio Mondego e o Tejo, e da defesa da então capital de Portugal, Coimbra.
Foi reedificado, tendo adquirido, em linhas gerais, as suas atuais feições, características da arquitectura templária: espaços de planta quadrangular, muralhas elevadas, reforçadas por torres adossadas, 9 torres, uma mais alta e na janela virada a nascente tem uma cruz dos templários, dominadas por uma torre de menagem.
Uma placa epigráfica, colocada sobre o portão principal, dá conta que as suas obras foram concluídas em 1171, dois anos após a conclusão do Castelo de Tomar, edificado por determinação de Gualdim Pais, filho de Paio Ramires.
As mesmas características arquitetónicas estão presentes também no Castelo de Idanha, no de Monsanto, no de Pombal, no de Tomar e no de Zêzere, seus contemporâneos.
À época da Reconquista integrava a chamada Linha do Tejo e constitui um dos exemplos mais representativos da arquitectura militar da época, evocando simultaneamente os primórdios do Reino de Portugal e a Ordem dos Templários, associação que lhe reforça a aura de mistério e romantismo. Com a extinção da Ordem do Templo o Castelo de Almourol passa a integrar o património da Ordem de Cristo, que foi a sucessora em Portugal da Ordem dos Templários.
 




















Sem comentários:

Enviar um comentário