♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 25 de abril de 2023

IGREJA (TEMPLÁRIA) DE SANTA MARIA DO OLIVAL - TOMAR

A Igreja de Santa Maria do Olival remete para aquilo que se julga ser o local primitivo onde a Ordem do Templo de Salomão se instalou em território português antes da fundação do reino de Portugal.
"Olival" tem associações com o Monte das Oliveiras em Jerusalém e, diz-se ,que a cidade de Tomar foi fundada à imagem de Jerusalém.
Foi mandada construir por Gualdim Pais , 1º grão mestre da Ordem em Portugal., fundador da cidade.
A igreja foi usada como mausoléu pelos cavaleiros templários e, mais tarde, pelos Cavaleiros da Ordem de Cristo, que sucederam aos Templários depois de terem sido abolidos no século XIV.
O túmulo do próprio Pais também está dentro da igreja.
Os Cavaleiros da Ordem vinham aqui buscar inspiração nos mestres do passado.
A grande importância da igreja na época medieval é confirmada por uma bula papal, que colocou a igreja sob a dependência direta do Papa e da Santa Sé, fora do controle de qualquer diocese.
A Igreja de Santa Maria do Olival está também ligada a secretos e misteriosos rituais de iniciação templária e a recente descoberta de passagens subterrâneas secretas parece confirmar isso.
A igreja está situada abaixo do nível do solo e significa a descida espiritual ao ventre da terra e o renascimento como Cavaleiro Templário.
O exterior da igreja tem uma magnífica rosácea e o pentagrama símbolo dos Templários, frequentemente visto nas suas igrejas em Portugal.




IGREJA DE SANTA MARIA DO OLIVAL

A Igreja de Santa Maria do Olival é o panteão dos Mestres Templários portugueses. Foi construído no século XIII no topo da igreja original da Ordem do Templo, que também foi construída sobre uma construção anterior, um mosteiro pertencente à ordem de S. Bento durante o período visigótico.

A arquitectura mostra a transição entre os estilos românico e gótico. As capelas laterais e a galeria sul estão em estilo renascentista datado do século XVI. O túmulo de Gualdim Pais (na segunda capela lateral), a figura de Nossa Senhora (de Diogo Pires-o-Velho), o túmulo renascentista do 1º Bispo do Funchal (na capela principal à esquerda) e a capela de Simão Preto com azulejos do século XVII são todos dignos de interesse.

Esta igreja tornou-se a “Igreja Mãe” de todas as igrejas na Ásia, África e América por uma bula papal do Papa Calisto III em 13 de Março de 1455. Isto estabeleceu que o anterior tinha jurisdição eclesiástica sobre os territórios ultramarinos e os seus habitantes.

A torre sineira, que tinha sido utilizada como torre de vigia desde o século XII, foi reconstruída no século XVI.

Sem comentários:

Enviar um comentário