♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 27 de abril de 2023

D. JOÃO PECULIAR, ARCEBISPO DE BRAGA E PRIMAZ DAS ESPANHAS


26 de Abril de 1139: Pela bula "Bracharensem Metropilim Insignem", o Papa Inocêncio II concede o pálio e a confirmação a D. João Peculiar...

D. João Peculiar, Arcebispo de Braga, *Coimbra, - †Braga, 03.12.1175, era filho de Cristóvão João e de D. Maria Rabaldis, Senhora da vila de Murtede.
D. João Peculiar foi Bispo do Porto em 1136, Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas entre 1138 e 1175. De acordo com a tradição régia, foi D. João Peculiar quem Coroou Dom Afonso Henriques como 1.º Rei de Portugal nas Cortes de Lamego em 1143. Assistiu à conquista de Lisboa em 1147, acompanhando sempre o novo Rei; foi quem benzeu a mesquita-mor dos mouros tornada templo cristão e sagrou o primeiro Bispo, D Gilberto, varão inglês de notória virtude, que foi preferido a todos os outros, por ser considerado o mais digno dos estrangeiros que ajudaram Dom Afonso Henriques na conquista de Lisboa. O novo rei assistiu à sagração, e terminada a cerimónia D. Gilberto fez juramento de obediência ao arcebispo D. João Peculiar como Primaz das Espanhas.
Estudou em Coimbra, e foi depois para a Universidade de Paris. Edificou um oratório na vila de Lafões, onde se recolheu com alguns sacerdotes praticando exercícios religiosos. Foi depois mestre-escola da catedral de Coimbra, sendo ali Arcediago D. Telo, o acompanhou a Roma para implorar de Inocêncio II, que o instituto dos cónegos regulares de Santo Agostinho fosse restituído à sua primitiva observância. Conseguindo a sua pretensão com muitos privilégios e indultos para o real convento de Santa Cruz de Coimbra, voltaram ambos de Roma em Junho de 1135. D. João Peculiar foi depois eleito Bispo do Porto em 1135, passando à cadeira arquiepiscopal de Braga e Primaz das Espanhas.
A 26 de Abril de 1139, foi novamente a Roma para receber o pálio e a confirmação, que o mesmo pontífice, Inocêncio II, lhe entregou, pela bula "Bracharensem Metropilim Insignem" ordenando-lhe que assistisse ao concilio Lateranense II, que naquele tempo se celebrava. Regressando a Braga foi recebido com as maiores demonstrações de respeito e de júbilo.
D. João Peculiar foi sepultado na sé de Braga. Havia-se relacionado intimamente em Roma com o doutor da Igreja S. Bernardo de Claraval, com quem entretinha afectuosa correspondência. Por sua morte deixou manuscritas muitas dessas cartas em latim.
Notas biográficas:
Bispo do Porto (1137-1138)
Arcebispo Primaz de Braga e das Espanhas(1137-1175)
Mestre Escola da Sé de Coimbra e interveniente no processo de fundaçãodo Mosteirode Santa Cruz de Coimbra.
Cronologia (Geneall):
26.04.1139 Pela bula "Bracharensem Metropilim Insignem", o papa Inocêncio II concede o pálio e a confirmação a D. João Peculiar.


(Fontes: Investigação de António Carlos Janes Monteiro, GeneAll, Wikipédia e Portugal Dicionário histórico)

HISTÓRIA, GENEALOGIA e HERÁLDICA - António Carlos Godinho Janes Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário