♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 20 de abril de 2023

HOJE: REPORTAGEM SOBRE O ESTUDO DO TÚMULO E DOS RESTOS MORTAIS DE D. DINIS

Convidamos os nossos seguidores a assistirem à reportagem da rúbrica Linha da Frente RTP, que irá para o ar na próxima quinta-feira, dia 20 de Abril às 21h00 na RTP1 e que mostrará pela primeira vez, e em exclusivo, os estudos forenses realizados pela Direção Geral do Património Cultural e pela Câmara Municipal de Odivelas aos restos mortais do rei D. Dinis. As conclusões destes estudos científicos estão a revelar factos inéditos sobre a vida e morte de um dos monarcas mais conhecidos e importantes da História de Portugal.

Para além da intenção dos especialistas em reconstituir o rosto do rei em três dimensões e traçar o seu ADN e da sua linhagem, o túmulo, que se encontrava em péssimo estado de conservação fruto de catástrofes naturais (o terramoto de 1755) e de toscas reconstruções tentadas no final do século XIX, foi devidamente restaurado com as técnicas mais recentes e adequadas, permitindo, entre outros, o realce das suas cores originais. O túmulo albergava também imensos presentes no seu interior: para além dos restos mortais e das vestes fúnebres do próprio monarca, também uma espada, cuja descoberta foi por nós partilhada no passado mês de Outubro de 2022:



A espada, tumulada junto do corpo régio segundo cerimonial fúnebre adequado a um monarca medieval, projectava o poder e prestígio militar do soberano. Certamente que partilhamos a curiosidade e entusiasmo dos nossos seguidores e da maioria dos portugueses e portuguesas por saber mais sobre os resultados destes estudos, por isso não percam na próxima quinta-feira, dia 20 de Abril, às 21h00 na RTP1 a reportagem do jornalista Armando Seixas Ferreira com imagem de Nuno Tavares e edição de Luís Vilar, no programa Linha da Frente.

P.S: Antecipando algumas opiniões contrárias a estes trabalhos forenses - e obviamente respeitando tais opiniões - tomamos posição pública a favor não só deste estudo em particular como de outros estudos futuros a mais túmulos. Estes procedimentos científicos, além de preservarem a dignidade dos restos mortais dos falecidos, permitem-nos recolher um manancial de informações que de outra forma não seria possível, mesmo com métodos de visualização não invasivas. Haverá melhor maneira de dignificarmos, respeitarmos e valorizarmos os nossos antigos monarcas do que pelo conhecimento da sua indumentária, dos seus objectos de eleição, das suas possíveis feições? Conhecer esse lado humano de D. Dinis será a maneira mais digna de mantermos a sua memória e de o associarmos a alguém que, com as suas qualidades e defeitos, se tornou uma figura histórica importantíssima pelas suas políticas e pelos seus feitos.

Ligação para a página de Facebook do programa Linha da Frente, da RTP1: https://www.facebook.com/linhadafrente/videos/1311751459407251

- ADMIN 

Sem comentários:

Enviar um comentário