♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

domingo, 16 de abril de 2023

BALDUÍNO II, REI DE JERUSALÉM

Balduino II, Príncipe de Edessa, Rei de Jerusalém, quadro da autoria de Édouard Odier (1800-1887), colecção do palácio de Versailles

14 de Abril de 1118: É Coroado Rei de Jerusalém, Balduino II Rethel, Príncipe de Edessa, 6º avô da Rainha Santa Isabel...

Balduino II, Príncipe de Edessa, Rei de Jerusalém, † 21.08.1131, era filho Hugo I, Conde de Rethel (*1030 - †1118) e de Mélisende de Montlhéry (*1045); Neto paterno de Manassès III, Conde de Rethel (*990 - †1056) e de Judite de Roucy (*990 - †1081), e neto materno de Gui I de Montlhéry (*1015 - †1095) e de Hodierne de Gometz (*1020 - †1074).
Balduino II Rethel também chamado Balduino II de BourgBalduíno de Edessa e Balduíno II de Jerusalém, foi Príncipe de Edessa de 1100 a 1118 , e o segundo Rei de Jerusalém de 1118 até à sua morte.
Linhagem:
Balduino era filho de Hugo, Conde de Rethel , e de sua esposa Melisende de Montlhéry, filha de Gui I de Montlhéry. Tinha dois irmãos mais novos, Gervasio e Manases, e duas irmãs, Matilda e Hodierna. Fontes referem-se a Balduino como primo dos irmãos Eustace de Bolonha, Godofredo de Bulhão e Balduino de Bolonha, mas a relação familiar exacta não é conhecida. Ele deixou a sua família para seguir os seus primos na Primeira Cruzada em 1096.
Príncipe de Edessa:
Na cruzada, Balduíno de Bolonha tornou-se Príncipe de Edessa, enquanto Balduino II Rethel ficou ao serviço de Boemundo de Hauteville1º Príncipe de AntioquiaPríncipe de Taranto, actuando como embaixador entre Antioquia e Edessa. Balduino II Rethel também era regente do principado quando Boemundo de Hauteville foi capturado pelos vikings em 1100. Naquele ano, Balduino de Bolonha foi eleito Rei de Jerusalém com a morte de Godofredo de Bulhão, e Balduino II Rethel tornou-se Príncipe de Edessa em seu lugar e casou com Moraphia de Melitene, filha do Príncipe arménio Gabriel de Melitene.
Rei de Jerusalém:
Com a morte de Balduino de Bolonha em 1118, a Coroa de Jerusalém foi oferecida ao irmão mais velho do Rei Eustácio III, mas Joscelino de Courtenay insistiu que a coroa passasse para Balduino II RethelBalduíno aceitou e foi Coroado Rei de Jerusalém como Balduíno II, no Domingo da Ressurreição a 14 de Abril de 1118.
Naquela época, foram criadas as duas primeiras ordens militares . Em 1118, Hugo de Payens fundou a Ordem do Templo em Jerusalém (Templários). A Ordem do Hospital (Cavaleiros Hospitalários), fundada em 1113, evoluiu de uma ordem de caridade para uma ordem militar.
Em 1123, Balduino II Rethel foi capturado pelos ortóquidas ao cruzar a fronteira de Edessa e estava em cativeiro junto com Joscelino de Courtenay. Eustaquío de Grenier actuou como regente em Jerusalém e derrotou uma invasão egípcia que tentava aproveitar a ausência do rei. Balduino II Rethel pediu ajuda ao Papa Calixto II, que organizou a chamada "Cruzada Veneziana", que enviou uma frota de 120 navios e 15.000 homens em seu socorro. Balduino II Rethel conseguiu escapar do cativeiro, com a ajuda dos arménios em 1124. Enquanto isso, os cruzados sitiaram e tomaram Tiro no dia 7 de Julho de 1124, apoiados pela frota veneziana. Esse facto significaria o estabelecimento dos venezianos e outras colónias mercantis italianas nas cidades costeiras do reino, que gozavam de grande autonomia e estavam livres de impostos e obrigações militares e as fronteiras do Reino de Jerusalém continuaram a expandir-se, com a captura da cidade de Tiro em 1124.
Família e Descendência:
Do casamento de Balduino II Rethel, Príncipe de Edessa, Rei de Jerusalém com Moraphia de Melitene, nasceram:
  • Alice de Rethel, c.c. Boemundo II de Hauteville, Príncipe de Antioquia 
  • Hodierne de Rethel, c.c. Raimundo II de Toulouse, Conde de Tripoli
  • Mélisende de Rethel, Rainha de Jerusalém, c.c. Fulco V "o jovem" d' Anjou, Rei de Jérusalem

Armas do Reino de Jerusalém

Imagem do exército cristão do Reino de Jerusalém com os cruzados, retirada do filme "Reino dos Céus"

(Fontes: Investigação de António Carlos Janes Monteiro, GeneAll, blog Saber atualizado, Wiki Nesalimnes, App.- Family Tree Maker 4.0 e Wikipédia)

HISTÓRIA, GENEALOGIA e HERÁLDICA - António Carlos Godinho Janes Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário