♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

A 21 DE AGOSTO CELEBRAMOS SÃO PIO X, PAPA (+1914)


 Pio X
Papa (1835-1914)

Foi Papa desde 4 de Agosto de 1903 até 20 de Agosto de 1914. Chamava-se José Melchior Sarro e nasceu em Riese, norte de Itália, em Junho de 1835. Aluno do seminário de Pádua, recebeu a ordenação sacerdotal em 1858. Foi coadjutor e depois pároco: em 1867 subiu a arcipreste e em 1875 a cónego de Treviso e director espiritual do seminário; em 1879 era vigário-geral da diocese. Em 1884 aceitou, por obediência, o bispado de Mântua, tendo já em 1880 recusado o de Treviso. Em 1893 foi elevado ao cardinalato e três dias mais tarde transferido para Veneza.

Foi eleito papa por 55 votos no máximo possível de 60. O programa do seu ponti­ficado sintetizou-o assim: restaurar todas as coisas em Cristo, querendo significar que a principal actividade do novo Papa se dirigiria para a vida interna da Igreja. Foi grande reformador, talvez o maior em três séculos. Em 1903 legislou sobre música sacra; em 1904 nomeou a comissão reformadora do Direito Canónico; em 1905 promulgou o decreto sobre a comunhão frequente e em 1910 sobre a comunhão das crianças; em 1907 actualizou o processo matrimonial com o decreto Ne temere, ano em que tomou várias providências de natureza pastoral sobre a instrução religiosa dos fiéis e os estudos nos seminários. Criou, em 1909, o Instituto Bíblico, anexo à Universidade Gregoriana. Em 1908 reorganizou as Congregações Romanas e em 1911, entre outras providencias ordenou a reforma do Breviário.

De mais ampla repercussão foi a luta em defesa da ortodoxia. Em 1907, o Decreto Lamentabili, em forma de proposições, condenou os erros bíblicos e dogmáticos extraídos dos livros modernistas. Dois meses mais tarde, a encíclica Pascendi fez a condena­ção explícita do modernismo dogmático. Em 1910 condenou também o sillonismo, tipo de modernismo de caracter social, movimento bem-intencionado, mas propenso a mistu­rar o sobrenatural com o temporal.

No domínio das questões político-religiosas, deu soluções que naturalmente não ultrapassaram a mentalidade do seu tempo, como sucedeu a respeito da Franca, de Portu­gal (1911) e da Itália, a propósito da questão romana.

Foi canonizado a 29 de Maio de 1954. 

Fonte: Santos de Cada Dia - Editorial A.O. - Braga 






Hoje celebramos o dia de São Pio X, um papa santo, canonizado em 1954 por Pio XII.

Nascido em 1835, em Riese, Itália, com infância campesina e frugal, o que se reflectiu num pontificado simples e com fausto moderado, o Papa São Pio X adoptou o lema pontifício Instaurare Omnia em Christo, ou "para restaurar todas as coisas em Cristo", algo plasmado nas suas reformas litúrgicas, intimamente ligadas à comunhão, à promoção do canto gregoriano e à valorização eucarística.

Foi feroz combatente do modernismo, como verificado na Encíclica Pascendi dominici gregis, considerando este um dos maiores flagelos da sociedade.

Foi célebre o seu catecismo, o Catecismo de São Pio X, destinado a simplificar os ensinamentos e magistério da Igreja Católica, para melhor compreensão dos fiéis.

Pareceu em 1914, depois de 11 anos de um pontificado honesto, santo e devocional à tradição litúrgica mais bela.

São Pio X, rogai por nós. 

Sem comentários:

Enviar um comentário