♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

A 25 DE AGOSTO CELEBRAMOS SÃO LUÍS (IX), REI DE FRANÇA (+1270)


 Luís IX — São Luís — nasceu em Poissy, a 25 de Abril de 1214.

Luís IX começou a ser rei aos 12 anos tendo a orientação da mãe, Branca de Castela, mulher piedosa, fina e enérgica.

O jovem rei inaugura o seu reinado pessoal em 1235, embora conservando a mãe ao lado. Era mesmo muito devoto praticando todo o tipo de penitências,

À meia-noite, o rei vestia-se para matinas na sua capela. Assistia em seguida pelo menos a uma Missa de defuntos e à Missa do dia cantada. O seu dia era ritmado por terça, sexta, noa. vésperas e completas. À noite, 50 Ave-Marias com genuflexões. Mesmo em viagens, continua­va a rezar as Horas.

Os seus actos de caridade eram numerosos. No seu reinado construíram-se inúmeras casas para as arrependidas, os cegos e todos os doentes. Convidava os mendigos para a sua mesa, servia-os e comia o que eles deixavam. Visitava as leprosarias e gostava de cuidar dos leprosos mais repugnantes. Na Palestina, chegou a enterrar cadáveres. Era considerado por alguns piedoso em excesso, mas o rei sorria e dizia: «Prefiro que o excesso das grandes despesas que faço seja antes em esmolas por amor de Deus do que no luxo ou na vanglória do mundo».

Luís IX distin­guia-se por ser honesto, recto e de enorme delicadeza. Sendo de extrema bondade era também muito firme e corajoso. No entanto, tinha um feitio imperioso e sabia decidir-se com vigor, sem deixar de atender aos conselhos úteis.

Para Luís IX, governar bem, era nada reter dos bens e dos direitos de outrem, manter os súbditos em paz e na rectidão, não guerrear contra cristãos fora da última necessidade, e apaziguar os dissentimentos. A sua vontade de justiça tornara-o ilustre; de todos os lados se recorria à sua arbitragem. Até o Sacro Império e a Sé Apostólica, o rei e os barões da Inglaterra, se submeteram ao seu julgamento.

Tomou parte na 7ª e 8ª Cruzadas e veio a morrer de tifo na última que se empreendeu. Faleceu a 25 de Agosto de 1270, ao desembarcar em Cartago. Tinha acabado de dizer aos enviados do príncipe de Tunes: «Desejo tão ardentemente a salva­ção da alma dele que eu consentiria em estar nas prisões dos Sarracenos toda a minha vida sem nunca ver o dia, contanto que ele e toda a sua gente se fizessem cristãos»

Para os franceses permanece o mais caridoso e mais cristão dos chefes. É um modelo de moderação para todos os guias de povos!

Foi canonizado em 1297, pelo papa Bonifácio VIII.

 Fonte: Santos de Cada Dia – Editorial A.O. – Braga





SÃO LUÍS, REI DE FRANÇA:
Comemora hoje, dia 25 de Agosto, o seu dia.

São Luis, Rei de França, * Château de Poisy, 25.04.1214 - † Tunis, 25.08.1270, era filho de Luis VIII, Rei de França (*1187 - †1226) e de Branca, Infanta de Castela (*1188 - †1252); Neto paterno de Filipe II Augusto, Rei de França (*1165 - †1223) e de Isabel de Hainaut (*1170 - †1190), e neto materno de Afonso VIII, Rei de Castela (*1155 - †1214) e de Leonor Plantageneta, Princesa de Inglaterra (*1162 - †1214). Primo de Dom Afonso III, Rei de Portugal...
Luís IX, Rei da França, nasceu no dia 25 de Abril de 1215, no castelo real de Poissy. Era filho de Luís VIII e de Branca de Castela, ambos piedosos e zelosos, que o cercaram de cuidados, especialmente após a morte do primogénito. Trataram pessoalmente da sua educação e formação religiosa. Foram tão bem sucedidos, que Luís IX tornou-se um dos soberanos mais benevolentes da história, um fervoroso cristão e fiel da Igreja.
Com a morte prematura do seu pai em 1226, a rainha, sua mãe, uma mulher caridosa, de grandes dotes morais, intelectuais e espirituais, tutelou o filho, que foi coroado rei Luís IX, pois ele era muito novo para dirigir uma Corte sozinho. Tomou as rédeas do poder e manteve o filho longe de uma vida de depravação e de pecado, tão comum das cortes. Mas Luís, já nessa idade, possuía as virtudes que o levaram à santidade — a piedade e a humildade —, e que o fizeram o modelo de "rei católico".
Em 1235, casou com Margarida de Provença, uma jovem princesa, que, assim como ele, cultivava grandes virtudes. O marido reinou com justiça e solidariedade. Possuía um elevado senso de piedade, incomum aos nobres e poderosos de sua época. Tinha coração e espírito sempre voltados para as coisas de Deus, lia com frequência a Sagrada Escritura e as obras dos santos Padres e aconselhava-as a todos os seus nobres da Corte. Com o auxilio da rainha, fundou igrejas, conventos, hospitais, abrigos para os pobres, órfãos, velhos e doentes. O casal real teve dez filhos, todos educados como eles e por eles. Como resultado desta firme educação cristã, foram reis e rainhas de muitas cortes, que governaram com sabedoria, prudência e caridade.
Depois de ter adquirido de Balduíno II, imperador de Constantinopla, a coroa de espinhos de Cristo, que, segundo a tradição, era a mesma usada na cabeça de Jesus, ele mandou erguer uma belíssima igreja para abrigá-la numa redoma de cristal. Trata-se da belíssima Sainte-Chapelle, que pode ser visitada em Paris.
Acometido de uma grave doença, em 1245 Luís IX quase morreu. Então, fez uma promessa: caso sobrevivesse, empreenderia uma cruzada contra os turcos muçulmanos que ocupavam a Terra Santa. Quando recuperou a saúde, em 1248, apesar das oposições da Corte, cumpriu o que havia prometido. Preparou um grande exército e, por várias vezes, comandou as cruzadas para a Terra Santa. Mas em nenhuma delas teve êxito. Primeiro, foi preso pelos muçulmanos, que o mantiveram no cativeiro durante seis anos. Depois, numa outra investida, quando se aproximava de Tunis, foi acometido pela peste e ali morreu, no dia 25 de Agosto de 1270.
Os cruzados voltaram para a França trazendo o corpo do rei Luís IX, que já tinha fama e odor de santidade. O seu túmulo tornou-se um local de intensa peregrinação, onde vários milagres foram observados. Assim, em 1297 o papa Bonifácio VIII declarou santo Luís IX, rei da França, mantendo o culto já existente no dia de sua morte.
Cronologia (Geneall):
08.11.1226 Início do reinado de Luís IX sob a regência de sua mãe, Branca de Castela.
30.10.1270 A oitava cruzada, comandada pelo rei Luís IX (São Luís), de França, sai de Marselha rumo a Tunis, acabando por não se concretizar por força da morte do rei.
06.10.1297 O Papa Bonifácio VIII profere o sermão de canonização de São Luís.




(Fontes: Investigação pessoal, GeneAll e Alfredo Souto Neves Côrte-Real)

HISTÓRIA, GENEALOGIA e HERÁLDICA - António Carlos Godinho Janes Monteiro 

Sem comentários:

Enviar um comentário