♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

A INVASÃO MUÇULMANA DA PENÍNSULA IBÉRICA

A invasão muçulmana da Península Ibérica, também conhecida como Al-Andalus, ocorreu no início do século VIII. As forças muçulmanas, lideradas pelo general Tariq ibn Ziyad, cruzaram o Estreito de Gibraltar em 711 e derrotaram o exército visigodo na Batalha de Guadalete.

Após a vitória, os muçulmanos avançaram rapidamente pela Península Ibérica, conquistando a maior parte do território em poucos anos. Estabeleceram um governo islâmico na região, com a capital inicialmente em Córdoba.

Durante o período de domínio muçulmano, a Península Ibérica experimentou um florescimento cultural e científico. Cidades como Córdoba, Sevilha e Granada tornaram-se centros de aprendizagem e tolerância religiosa, onde muçulmanos, cristãos e judeus coexistiam.

No entanto, ao longo dos séculos, os reinos cristãos do norte da Península Ibérica iniciaram uma série de campanhas militares conhecidas como a "Reconquista". Esses reinos, como Leão, Castela e Aragão, gradualmente reconquistaram territórios acusados pelos muçulmanos.

A Reconquista durou vários séculos, com batalhas e acordos territoriais em constante mudança. Em 1492, os reinos cristãos finalmente conquistaram o último reduto muçulmano na Península Ibérica, o Reino de Granada.

A invasão muçulmana e o período de Al-Andalus tiveram um impacto duradouro na história e na cultura da Península Ibérica. Influências islâmicas podem ser vistas na arquitectura, na gastronomia e em outros aspectos da cultura ibérica até os dias de hoje. 

1 comentário:

  1. Não se tratou de uma invasão! Os muçulmanos foram convidados a vir para a península por RECAREDO com a finalidade de o auxiliar na luta contra o seu irmão

    ResponderEliminar