♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

♔ | D. MANUEL II AO COLO DE MINHOTA

 

Atestando a importância do Traje à Vianesa e das Festas da Senhora D’Agonia, neste cliché datado de 1890 (agora colorizado digitalmente), uma jovem rapariga vianense, que pertencia à Casa Civil do Paço, vestida à lavradeira de Viana, segura ao colo o então Infante Dom Manuel de Bragança – na fotografia com apenas cinco meses de idade -, Duque de Beja e que pelos percalços do destino haveria de ser o último Rei de Portugal, reinando como Sua Majestade Fidelíssima El-Rei Dom Manuel II de Portugal.

As Festas da Senhora D’Agonia, em Viana do Castelo, tradição com mais de 250 anos, decorrem habitualmente na 3.ª semana de Agosto.

O icónico Desfile da Mordomia, o mais popular evento das Festas da Senhora D’Agonia, em Viana do Castelo, faz este ano 55 anos. Hoje, mais de nove centenas de raparigas e senhoras desfilam no Cortejo da Mordomia vestidas com os trajes tradicionais de cada freguesia da capital minhota. Neste concorrido e emblemático desfile das mordomas e lavradeiras na Romaria D'Agonia, as mulheres Trajadas à Vianense progridem pelas principais ruas do Centro Histórico de Viana do Castelo, envergando os tradicionais e coloridos Trajes à Vianense de lavradeira, de noiva, de meia senhora, com traje de festa ou de mordoma segurando na mão, envoltos num lenço de Viana, uma vela votiva ou um palmito; todas envergando ao peitilho os mais variados artefactos do chamado Ouro de Viana: gramalheiras, fios – alguns de três metros - com e sem pendente, colares de contas, peças, custódias, borboletas, cruzes de raios e de Malta, Corações de Viana em filigrana, brincos à Rainha, escravas, tudo em ouro e num valor que ronda, normalmente, os 15 milhões de euros.

O Traje à Vianense ou Domingueiro de mulher é confeccionado artesanalmente, usando materiais como a lã e o linho. O Traje à Lavradeira é uma criação das camponesas das freguesias de Viana do Castelo, e hoje em dia é usado principalmente em festas, feiras ou grupos folclóricos.

O Traje à Vianense é composto por várias peças, realçando-se a saia que vai identificar a aldeia da rapariga; essa saia característica é de tecido vermelho com estreitas listras pretas e brancas, mas como é usada em toda a região possui variantes em azul, verde, preto ou branco.

O Avental é bordado de acordo com a flora da região. As cores mais comuns dos bordados de linha de algodão são o vermelho, o branco e o azul.

Os lenços são de cores diferentes consoante as freguesias.

O Traje da Areosa é o copiosamente vermelho e que corresponde ao Traje que a retina melhor identifica como o à Vianense: saia vermelha com barra vermelha com motivos bordados a algodão, por vezes com missangas e lantejoulas, colete vermelho com a cinta preta e os lenços típicos da cabeça e do peito os dois vermelhos.

Depois o traje varia consoante as Freguesias do Distrito de Viana do Castelo, sendo que o que emprega mais preto na saia é o de Santa Marta de Portuzelo. O de Dem é o mais azul e garrido. O Verde é o da freguesia de Geraz do Lima e foi confeccionado pela primeira vez por volta de 1852, aquando da visita de Sua Majestade a Rainha D. Maria II de Portugal a um dos seus Ministros senhor de um Solar em Geraz do Lima. As Lavradeiras. As lavradeiras que A esperavam na margem do rio Lima, em Moreira, estavam todas trajadas de verde, pois o verde é a cor da Casa de Bragança – dinastia a que pertencia a Rainha -, e D. Maria II gostou tanto da homenagem e do traje e disse que seriam para sempre as suas ‘verdinhas’, e a partir daí tornou-se no traje de Geraz do Lima. Também, se deve a D. Maria II uma outra tradição ligada a Viana do Castelo; os Brincos à Rainha. Os Brincos Rainha aparecem nos finais do século XVIII, mas o seu nome ‘Brincos à Rainha’, surge somente no início do século XIX, aquando da visita da Rainha D. Maria II a Viana da Foz do Lima, porque usou esses mesmos brincos, passando por isso a ser assim conhecidos.

Tradições seculares que enchem Portugal de orgulho.

Miguel Villas-Boas | Plataforma de Cidadania Monárquica 


♔ | Pormenor do avental bordado com as Armas Reais, sobre a saia de um Traje de uma Mordoma no Desfile da Mordomia nas Festas da Romaria da Senhora D'Agonia, em Viana do Castelo.

- Aqui desfila Portugal!


Sem comentários:

Enviar um comentário