♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 15 de agosto de 2023

SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM SANTA MARIA

 

Assunção de Nossa Senhora

A morte da Virgem Maria chama-se dormição, porque foi sonho de amor. Não foi triste nem doloroso; foi o cumprimento dum desejo. É probabilíssimo e hoje bastante comum a crença de a Santíssima Virgem ter morrido antes que se realizasse a dispersão dos apóstolos. A tradição antiga localiza a sua morte no Monte Sião, na mesma casa em que seu filho celebrara os mistérios da Eucaristia e onde, em seguida, tinha descido o Espírito Santo sobre os apóstolos.
Hoje, sobre a parte da área que a Basílica de Constantinopla ocupou, levanta-se a "igreja da Dormição", magnífica rotunda de estilo gótico, consagrada em 1910, cujas pontiagudas torres se descobrem de todos os ângulos de Jerusalém. É lugar preferido por fiéis de todas as confissões cristãs para o seu último descanso na terra. Assim vê-se rodeada de cemitérios católico, grego, arménio e protestante anglicano. 

A Virgem Maria ressuscitou como o seu Filho. A sua alma imortal uniu-se ao corpo, antes de a corrupção tocar naquela carne virginal, que não se vira nunca manchada pelo hálito de nenhum pecado. Ressucitou a Virgem Santíssima, como ressuscitara Jesus, mas não ficou na terra. Imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada no palácio real da glória. Não subiu aos céus, como fez Jesus, com a sua própria virtude e poder, mas foi erguida por graça e previlégio, que Deus lhe concedeu como a Virgem antes do parto, no parto e depois do parto, como Mãe de Deus.

Por meio da Constituição Apostólica "Munificentissimus Deus", definiu Pio XII esta doutrina como dogma de fé sendo dada em Roma, junto de S. Pedro, no ano do grande Jubileu, mil novecentos e cinquenta, no dia primeiro de Novembro, festa de todos os Santos.

A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à Glórial Celestial.

Fonte: "Santos de cada dia" - Editorial A.O. - Braga  



De acordo com São Luís Monfort, o santo de devoção mariana por excelência e mérito, eleva Maria à mais perfeita criação de Deus. Jesus, que é Deus, foi errado e não criado, pelo que Maria Santíssima foi criada com o barro divino mais puro. O seu precioso ventre receberia o Próprio Senhor, a Unidade. O corpo de Maria, pérola santa, não conheceu corrupção e ascendeu aos céus, de acordo com a sensibilidade dos santos e dos místicos, com gloriosas nuvens, flores celestiais e coros de anjos. O dogma foi pronunciado pelo papa Pio XII a 1 de novembro de 1950 na constituição apostólica Munificentissimus Deus.

Que as nossas súplicas subam ao altíssimo Céu, como Maria subiu em pureza e amor. 

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

A Assunção de Nossa Senhora ao céu é celebrada anualmente a 15 de Agosto.
A tradição católica afirma que, aquando da morte de Virgem Maria, esta foi transportada em corpo e alma até aos céus para participar da glória de seu filho, Jesus Cristo.
Segundo teólogos, Maria teria morrido e, imediatamente, ressuscitado, tal como se tivesse apenas adormecido. Por esse motivo, a igreja também dá a esse acontecimento o nome de "Dormição de Nossa Senhora".
A Assunção de Maria é vista também como uma antecipação da ressurreição que os cristãos um dia irão experimentar.
Em 1 de Novembro de 1950, o Papa Pio XII proclamou a Assunção da Virgem Santíssima como dogma de fé na Constituição Apostólica Munificentissimus Deus.
Na constituição, afirmou que “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”.
Por isso, em muitos países de Tradição Católica, como Portugal, Espanha e Itália, a Assunção de Maria é um feriado nacional.
Nossa Senhora é considerada a rainha de Portugal, estando ligada aos principais acontecimentos da história da independência de Portugal.
A festa da assunção para o céu da Virgem Maria é celebrada como a "Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria" pelos católicos.
Em Portugal, no dia 15 de Agosto, celebram-se romarias e festas religiosas em várias localidades.
Esta é uma festa maior na Igreja. A missa deste dia faz uma referência especial à mãe de todos os cristãos, desde a homilia às orações próprias dedicadas à Santa.
Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário