♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

EM 14 DE AGOSTO CELEBRAMOS SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE

A 8 de Janeiro de 1894, na Polónia, nasce Raimundo Kolbe numa família cristã muito fervorosa. Aos 16 anos recebe o nome de Maximiliano quando entra para a ordem dos Padres Franciscanos Menores conventuais. Estudou em Cracóvia e em Roma onde foi ordenado presbítero em 1918. Ainda em Roma fundou uma Associação religiosa  - “Milícia da Imaculada”- destinada ao apostolado católico mariano que tinha como ideal "Conquistar o mundo inteiro para Cristo através da Imaculada".

Por motivos de saúde (sofria de tuberculose), voltou a Cracóvia onde deu continuidade à “Milícia da Imaculada” e criou a “Revista Azul” ou “Cavaleiro da Imaculada” usando desta forma a comunicação social para evangelizar o mundo. O êxito da revista foi enorme e fundou, perto de Varsóvia, uma comunidade "Niepokalanów “- “Cidade de Maria” ou “Cidade da Imaculada” com uma tipografia de onde saíram inicialmente 5 000 exemplares.

Posteriormente, partiu para o Japão com o objectivo de expandir o seu movimento Mariano e nasceu em Nagasaki uma segunda “Cidade de Maria”, com uma revista própria em japonês, e onde os feridos e órfãos da bomba atómica eram acolhidos.

Colaborou com protestantes, judeus e budistas pois acreditava que Deus inspira a verdade em todas as religiões.

Na sua passagem pela Índia estabelece uma terceira “Cidade de Maria”.

Devido à sua doença, voltou para "Niepokalanów” na Polónia que foi mandada destruir pelos nazis em 1939 levando a que os religiosos deixassem o convento. No momento da partida, Maximiliano recomendou apenas: “Não se esqueçam do amor”. Os que permaneceram cuidavam de feridos, doentes e refugiados sendo presos pouco depois e levados para o campo de concentração. Após 3 meses foram libertados e voltaram a "Niepokalanów “e continuaram a sua missão.

Maximiliano voltou a ser preso e, em 28 de Maio, é enviado para Auschwitz e obrigado a trabalhos forçados. Durante a sua estada em Auschwitz, evangelizou os outros presos e ofereceu-se para morrer no lugar de um outro prisioneiro que era pai de família. Morreu a 14 de Agosto de 1941 a rezar a Ave-Maria.

São Maximiliano Kolbe é dos maiores devotos e apóstolos de Nossa Senhora.

Foi canonizado em 1982 pelo Papa João Paulo II sendo considerado o primeiro a sofrer o martírio durante o regime nazi. 

Fonte: Santos de Cada Dia - Editorial A.O. - Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário