♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

A PRINCESA AFRICANA VENERADA COMO SANTA


Santa Efigénia da Etiópia ou Ifigénia da Etiópia é uma santa popular cuja a vida é contada na Lenda Áurea como uma virgem convertida ao cristianismo e depois consagrada a Deus por São Mateus, o Apóstolo, que estava espalhando o Evangelho na região de "Etiópia "
Segundo a lenda, Efigénia era filha do rei etíope Egipo. Ela foi dedicada a Deus por São Mateus, o Apóstolo, que a velou .
Quando Hirtacus sucedeu o rei, ele prometeu ao apóstolo metade de seu reino se ele pudesse persuadir Efigénia a se casar com ele. Mateus então convidou o rei para a missa no domingo seguinte, onde explicou que ela já estava desposada com o Rei eterno e, portanto, não poderia ser roubada por Hirtacus. O rei então enviou um espadachim para matar Mateus que estava no altar, tornando-o um mártir .
Não tendo conseguido dobrar Efigénia à sua vontade, Hirtacus tentou destruir sua casa com fogo. No entanto, o apóstolo apareceu e afastou as chamas da casa, voltando-as para o palácio real. O filho do rei foi agarrado pelo demónio e o próprio rei contraiu lepra , acabando por se matar.
O povo escolheu assim como seu rei o irmão de Efigénia, que reinou por setenta anos, deixando seu reino para seu filho que encheu a Etíopia de igrejas cristãs .
No novo mundo Santa Ifigénia é considerada um exemplo de santidade africana, e várias irmandades negras nas sociedades católicas romanas no Brasil e na América Espanhola foram criadas em sua homenagem.
A fonte textual mais antiga de sua Vida parece ser a Legenda Áurea (Legenda Dourada , também conhecida como Historia Longobardica ou Flos Sanctorum ) do cronista italiano Jacobus de Voragine, compilada por volta de 1275 DC.
Sua listagem no Martirológio Romano (edição em inglês de 1916) afirma o seguinte:
"Na Etiópia, Santa Ifigénia, virgem, que sendo baptizada e consagrada a Deus pelo abençoado apóstolo Mateus, terminou sua vida santa em paz."
O Livro dos Santos (1921) compilado pelos monges beneditinos da Abadia de Santo Agostinho, Ramsgate tem a seguinte entrada para Santa Ifigénia:
"Uma Virgem convertida ao Cristianismo e depois consagrada a Deus por São Mateus, o Evangelista, Apóstolo da Etiópia.*









Sem comentários:

Enviar um comentário