♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 1 de agosto de 2023

1 DE AGOSTO: SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA, +1787

 

Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, nasceu perto de Nápoles, Itália, em 1696 numa das mais antigas e nobres famílias da região. 

Formou-se em Direito Civil e Canónico aos 16 anos. Defendia tanto ricos como pobres com enorme dedicação, embora, como bom cristão e com uma profunda vida espiritual, desse preferência aos mais desfavorecidos.

Exerceu advocacia durante 10 anos e tornou-se famoso por toda a Itália; mas, ao aperceber-se da corrupção moral existente na época, deixa tudo e segue a vida religiosa, renunciando à herança e aos títulos de nobreza a que tinha direito. Os pais acabaram por apoiá-lo na sua decisão e Afonso foi ordenado em 1726, com 30 anos. Nessa altura, adoptou o nome de Maria por ter grande devoção a Nossa Senhora.

Dedicou-se à evangelização, tendo como lema: “Deus enviou-me a evangelizar os pobres”; e ao conforto e orientação de quem o procurava no sacramento da reconciliação.

Em 1732, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, também conhecida por Padres Redentoristas, destinada à pregação aos pobres das zonas mais desprotegidas, através de missões e retiros. Foi missionário no sul de Itália, pregando o Evangelho e a devoção a Maria, tendo convertido numerosas pessoas.

Em 1762, o papa nomeou-o bispo da diocese de Santa Águeda dos Godos, onde esteve durante 13 anos. Por estar paralítico e quase cego devido à artrite degenerativa de que sofria, retirou-se para o seu convento. Nos 12 anos seguintes, que foram de grande sofrimento, completou a sua imensa e importante obra composta por 120 livros e tratados, dos quais os mais célebres são: Teologia MoralGlórias de MariaVisitas ao SS. Sacramento e Tratado sobre a Oração.

Como músico, que também era, compôs e escreveu muitos cânticos, entre eles “Tu scendi dalle stelle” (Tu desces das estrelas), que ainda hoje é cantado no Natal.

Morreu aos 91 anos, no dia 1 de Agosto de 1781, em Nocera dei Pagani, Salerno, Itália.

Foi canonizado em 1839, declarado Doutor da Igreja em 1871 e em 1950 proclamado padroeiro dos Confessores e dos Teólogos de Teologia Moral. Foi-lhe concedido o título de Doutor Zelosíssimo.

https://www.cssr.news/spanish/2015/09/san-alfonso-de-liguori/    visitado em 23 de Novembro de 2022


Sem comentários:

Enviar um comentário