♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

UMA FESTA PORTUGUESA: AS CINCO CHAGAS DE CRISTO

Celebra-se a 7 de fevereiro e tem uma longa tradição que remonta aos primórdios da nacionalidade, estando presente nas bandeiras nacionais, sendo um dos poucos, senão o mais explícito símbolo que permaneceu nos mais diversos tempos.

Originária em São Bernardo, este culto manifesta uma dimensão marcadamente cristológica no nosso país. As chagas simbolizam a totalidade da Paixão e mais ainda da ressurreição. Esta festa recordar-nos o mistério da Redenção de Cristo em nosso favor. A sua atualidade reside essencialmente nisto. É para Jesus Cristo que se dirige a nossa adoração, celebrando esta festa, para Ele que nos amou infinitamente e que nos manifestou esse amor através das suas Chagas. A popularidade desta festa era tal que levou o Papa Bento XIV a instituir esta festa litúrgica para o nosso país, com Ofício e Missa próprios, como ainda hoje acontece. Já nos Lusíadas (I,7), Luís de Camões canta na dedicatória do seu poema épico a D. Sebastião a presença das cinco chagas na Bandeira nacional:

“Vede-o no vosso escudo que presente
Vos amostra a vitória já passada
Na qual vos deu por armas e deixou
As que Ele per Si na Cruz tomou”

In: Opus Dei 






7 de Fevereiro
Festa das Cinco Chagas de Jesus

Portugal contempla no seu calendário litúrgico uma festa única em todo o mundo católico: a festa das Santas Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, isto é, as feridas que Cristo recebeu na cruz e manifestou aos Apóstolos depois da sua ressurreição. Desde sempre foi uma devoção muito viva entre os portugueses desde os começos da nacionalidade e confirmada pelos Romanos pontífices, a partir de Bento XIV (na primeira metade do século XVIII).
Se dúvidas houver na importância desta devoção entre a luta gente, ficaremos esclarecidos ao contemplar a nossa bandeira nacional, vendo cinco besantes brancos e em cada quina azul. Se as quinas são os cinco reis mouros derrotados pelo Rei fundador Afonso Henriques na Batalha de Ourique, os pontos brancos são uma inegável referência às Chagas de Jesus.
Este ponto é sintetizado no Milagre de Ourique, segundo o qual, antes da batalha, Cristo apareceu ao Rei Afonso Henriques e que lhe disse: IN HOC SIGNO VINCES! (Com este sinal vencerás!), assegurando-lhe a vitória e a protecção futura do reino. Desta forma a independência de Portugal assentava na vontade expressa de Deus.
O poeta Camões canta na obra Os Lusíadas esta santa devoção do povo português.

[Vós, tenro e novo ramo florescente
De uma árvore de Cristo mais amada
Que nenhuma nascida no Ocidente,
Cesárea ou Cristianíssima chamada;
(Vede-o no vosso escudo, que presente
Vos amostra a vitória já passada,
Na qual vos deu por armas, e deixou
As que Ele para si na Cruz tomou)]


José De Almeida Basto

Amigos de Nossa Senhora de Fátima

Sem comentários:

Enviar um comentário