♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

domingo, 19 de fevereiro de 2023

O ENTRUDO NO BRASIL


O Entrudo, que vem da noite dos tempos de Portugal, era uma festa extremamente comum no Brasil do período colonial, ainda que com características próprias. Se era pouco usual encontrar nas terras tupiniquins peliqueiros, o clima de desregramento ritual que antecede o Carnaval fazia-se presente através de guerras de água e farinha entre vizinhos e brincadeiras de rua com transeuntes, entre outros elementos.

Com a separação política de Brasil e Portugal, em 1822, o Entrudo passou a ser perseguido e censurado publicamente. A lusofobia para-oficial de parte das elites brasileiras tentava enquadrar o festejo como uma reminiscência bárbara e pagã de colonizadores. Esses segmentos acreditavam por algum motivo ser de melhor tom o padrão civilizatório francês e anglo-saxão, ignorando assim as ligações diretas e evidentes entre a população brasileira e o povo português.

Não obstante tais posturas, o fato é que verificou-se a permanência do Entrudo no Brasil. O próprio Machado de Assis possui um conto de 1874 ambientado em uma dessas festas populares, chamado "Um dia de Entrudo". Como se vê, os brasileiros em geral possuem mais bom senso do que alguns membros de suas elites.

É possível observar a permanência da celebração do Entrudo até meados do século XX nas grandes capitais, quando várias mudanças das estruturas sociais do Brasil fizeram com que a celebração fosse sendo deixada abandonada e esquecida na maior parte do país. Todavia, em algumas cidades interioranas ainda se celebra o Entrudo. Trata-se de mais um dos milhares de elementos da cultura brasileira a nos recordar das ancestrais relações entre Brasil e Portugal.

Lucas Rodrigues

Imagem: brincadeiras de carnaval no Rio de Janeiro, século XIX. 



Intrudo ou Entrudo


Intrudo ou Entrudo. É corrupto de Intróito, porque Intrudo é como Intróito dos dias Santos da Quaresma, que imediatamente se segue ao último dia do Intrudo; por isso diziam os nossos velhos em Latim macarrónico Sanctus introitus, tempus quebrare panellas. Querem outros que Intrudo seja quase o mesmo que Intruso, pelos muitos abusos que no tempo do Intrudo se introduziram, e ainda hoje em alguns Reinos que em outros barbaramente dominam. Em Salamanca chamam ao Intrudo Antruejo e nas aldeias circunvizinhas Antruydo, donde parece se derivou o nosso Entrudo ou Intrudo. A estas palavras, Antruejo e Antruydo, lhe busca o Licenciado Covarrubias várias etimologias no seu vocabulário da Língua Portuguesa, ao qual remeto os curiosos.

Pe. D. Rafael Bluteau in «Vocabulário Português e Latino», Tomo IV, 1713.

Sem comentários:

Enviar um comentário