♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 18 de março de 2023

D. ANTÓNIO FRANCISCO DE BRAGANÇA


A 15 de Março de 1695, nasceu D. António Francisco de Bragança, irmão do rei D. João V e filho do rei D. Pedro II e da sua segunda esposa, D. Maria Sofia de Neuburgo.
O seu nascimento foi causa de grande alegria, dado que a rainha padecia de uma doença da qual os médicos reais a haveriam “prognosticado a total ruina de saúde mas também uma infecundidade”. Foi batizado a 16 de abril com o nome António Francisco Xavier José Bento Teodósio Leopoldo Henrique de Bragança.
Para além das Ciências, o infante D. António apresentava uma afinidade para a História e a Música, tocando vários instrumentos nos seus tempos livres. Entendido em vários idiomas (Latim, Francês, Italiano e Castelhano), estabeleceu uma vasta biblioteca onde compilou documentação que, mais tarde, contribuiu para a realização da obra Historia genealogica da Casa Real Portugueza.
Aproveitamos esta data para destacar um dos veículos presentes no museu: o Coche do Infante D. António.
Esta viatura de aparato que pertenceu ao infante apresenta uma caixa fechada, com janelas de vidro. No centro das portas, estão pintados escudos com as Armas Reais Portuguesas, sustentadas por querubins.
Na parte inferior estão representadas as figuras da Providência, com um cesto de flores e frutos, e a Prosperidade com espigas. No alçado traseiro, destaca-se uma figura feminina que simboliza a Monarquia Portuguesa, sentada num trono, segurando um escudo com as armas reais.





Sem comentários:

Enviar um comentário