♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 22 de março de 2023

D. PEDRO CARLOS, UM INFANTE DE ESPANHA EM PORTUGAL E NO BRASIL

Primeiro neto da rainha D. Maria I e primogénito de dois filhos segundos, os infantes D. Gabriel de Bourbon e D. Mariana Vitória de Bragança, o infante D. Pedro Carlos nasceu em Aranjuez e faleceu antes de completar 26 anos, no Rio de Janeiro.
Embora não tenha sido jurado herdeiro do trono de Portugal, foi o putativo sucessor de D. João VI enquanto os príncipes do Brasil não tiveram filhos, protagonizou com D. Maria Teresa de Bragança o primeiro casamento de um membro da realeza no Rio de Janeiro, foi pai do primeiro infante a nascer na América e igualmente o primeiro membro da casa real a perecer nessa parte do império português.
O seu breve e notável percurso de vida é agora dado a conhecer num trabalho de investigação criterioso de Isabel Drumond Braga.

SINOPSE

Nascido pouco antes da Revolução Francesa, cujas consequências marcaram de forma indelével as vidas quer dos membros das casas reais europeias quer das populações da Europa e do Novo Mundo, D. Pedro Carlos de Bourbon e Bragança, infante de Espanha e de Portugal, filho de D. Mariana Vitória de Bragança e de D. Gabriel de Bourbon e Saxe, foi o primeiro neto de D. Maria I e de D. Pedro III e teve como avós paternos Carlos III e Maria Amália de Saxe. Órfão aos dois anos e meio, chegou à corte portuguesa para uma visita, em 1789, embora, então, se vislumbrasse a possibilidade de vir a ser herdeiro do trono de Portugal, caso os príncipes do Brasil não tivessem descendência. A visita de D. Pedro Carlos passou a uma estada permanente, de tal modo que o resto da curta vida do infante, que não chegou a completar 26 anos, foi com a família materna, sendo especialmente próximo do príncipe regente, mais tarde D. João VI, seu tio e depois sogro, uma vez que veio a casar, no Rio de Janeiro, em 1810, com a princesa D. Maria Teresa de Bragança. Em 1807, vivendo-se um período de tensão entre Portugal e Espanha, acompanhou a corte portuguesa para o Brasil, onde viveu até à sua morte em 1812, tendo deixado um filho, o infante D. Sebastião Gabriel.

«D. Pedro Carlos de Bourbon e Bragança, nascido em Espanha, criado em Portugal e falecido no Brasil, viveu numa época conturbada marcada pela Revolução Francesa e pelo avanço napoleónico, foi um dos protagonistas do primeiro casamento de um membro da realeza no Rio de Janeiro, pai do primeiro infante a nascer na América e igualmente o primeiro membro da casa real a perecer nessa parte do império português.»

Descubra-o numa livraria próxima de si.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário