♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 30 de março de 2023

A CONQUISTA DE FARO AOS MOUROS


A Conquista de Faro refere-se ao evento da conquista daquela cidade ao Califado Almóada por D. Afonso III de Portugal e Algarve, ocorrido em 27 de Março de 1249.

As forças portuguesas de D. Afonso III derrotam o califado dos Almóadas e tomam a cidade de Faro aos Mouros, concluindo assim, em território português, o processo da Reconquista, iniciada séculos antes, em 715, nas Astúrias.

A história de Faro começou no século VIII a.C., seu nome era Ossónoba e era um dos centros urbanos mais importantes do sul de Portugal e pólo comercial, com base na troca de produtos agrícolas, peixes e minerais.

No século XI, seu nome foi alterado para Santa Maria Ibn Harun, nomeada em homenagem ao fundador da dinastia do Banu Harun, emires da Taifa de Santa Maria al-Gharb, substituindo o nome de Ossonba. A cidade é fortificada com um anel de muralhas.

Após a independência de Portugal em 1143, o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques e seus sucessores iniciaram a expansão do país para o sul, recuperando os territórios ocupados pelos mouros. Após a conquista do rei Afonso III, em 1249, os portugueses renomearam a cidade para Santa Maria ou Santa Maria de Faaron Faaram.

Nos séculos seguintes, Faro tornou-se uma cidade próspera devido à sua posição geográfica, porto seguro e exploração e comércio de sal e produtos agrícolas da costa, que aumentaram o comércio com os Descobrimentos Portugueses.

Os séculos XVII e XVIII são um período de expansão para Faro, que foi cercado por um novo muro externo durante a Guerra da Restauração (1640 - 1668), que cobria a área da cultura e da terra em um amplo semicírculo de frente para a Ria Formosa.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário