♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 31 de março de 2023

OS PRIMEIROS JESUÍTAS EM ÁFRICA


O ano de 1548 marca a chegada dos primeiros jesuítas em missão na África. Esses jesuítas foram enviados pelo Pe. Simão Rodrigues, SJ (1510-1579), Provincial de Portugal, a pedido do Rei do Congo apoiado pelo Rei de Portugal.
No início da Companhia de Jesus, o conhecimento europeu do interior da África era tão superficial que o continente se encaixava bem na fronteira da missão. Para tais terras os jesuítas estavam dispostos a ir ao gosto do Papa.
Alguns jesuitas se tornaram pioneiros na África, relatando pela primeira vez aos europeus o que antes sabiam apenas em lendas. Por exemplo, o Pe. Gonçalo da Silveira (1526 a 1561), um jesuíta português, foi o primeiro europeu que penetrou no interior da parte sul da África e chegou até o atual Zimbábue. Da mesma forma, o jesuíta espanhol Pedro Paez (de 1564 a 1622) descreveu as nascentes do Nilo Azul e chegou à Etiópia.
Se quisessem ter sucesso na África, os primeiros jesuítas tinham que descobrir por si mesmos o interior do continente.
As primeiras missões destinavam-se diretamente à África e uma dessas missões foi para a região do Congo-Angola. A região já estava sob forte influência portuguesa, existindo uma Igreja com um Bispo local.
Quatro jesuítas — os padres Jorge Vaz, Cristovão Ribeiro e Jacome Dias, e um escolástico Diogo de Soveral chegaram a Mbanza, capital do então reino do Congo. Eles estavam atendendo a um pedido do rei Dom Diogo I, que procurava padres para ajudar um cristianismo em dificuldades em suas terras. O pedido foi feito ao rei D. João III que o transmitiu aos jesuítas e encomendou a empreitada missionária.
O Rei Dom Diogo enviara o Padre Diogo Gomes o primeiro jesuíta nascido no Congo com o nome de Cornélio Gomes , seu confessor , como seu embaixador a Portugal.
Com D. Diogo desinteressado das coisas da igreja e do projecto tão caro aos jesuítas da construção de um colégio padre Cornélio Gomes , desiludido , parte então para S. Tomé onde vem a fundar o real seminário escola . Podemos dizer que , tal como a anterior , também esta segunda missão inaciana às terras do Congo terminou rum retumbante fracasso.
O crescimento dos católicos levou a Santa Sé a erigir a diocese de S. Salvador em 1585, seguida no final do século por aquela de Manza-Kongo.
Com a criação da Sagrada Congregação para a Propagação da Fé (“de Propaganda Fide”), em 1622, é dado um novo impulso à missão no Reino do Kongo e na vizinha Angola, com o envio em 1645 de uma missão de Capuchinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário