♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 14 de março de 2023

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DO CABO ESPICHEL

O Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, também conhecido por Santuário de Nossa Senhora da Pedra de Mua, situa-se no Cabo Espichel, concelho de Sesimbra, freguesia do Castelo, Distrito de Setúbal.
Há mais de 600 anos, em meados do século XIV, foi construída uma ermida para guardar uma imagem da Virgem, venerada há muito em cima do rochedo onde foi encontrada. À sua volta foram crescendo modestas casas para receber os peregrinos que aqui a demandavam, dando mais tarde (1715) lugar à construção das hospedarias com sobrados e lojas, também conhecidas por Casa dos Círios.
Ao Santuário da Senhora do Cabo afluiram desde a Idade Média vários e numerosos grupos de círios (grandes grupos de peregrinos, organizados em romarias colectivas). Foi ao designado Círio Saloio (iniciado em 1430 e constituído por 30 freguesias da zona a norte de Lisboa, reduzidas a 26 no séc. XVIII) que coube a construção de grande parte das hospedarias, conforme se pode ler numa lápide na parede das hospedarias do lado norte: "Casas de N. Sra. de Cabo feitas por conta do Sírio dos Saloios no ano de 1757 p. acomodação dos mordomos que vierem dar bodo".
Fonte: wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário