♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 21 de julho de 2023

DO PALÁCIO AOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO

Quem a vê assim, num deslumbrante vestido de noiva, nem imagina pelo que ela e sua família haviam passado poucos anos antes. A Princesa Irmingard da Baviera nasceu em 1923. Seu pai, Rupprecht, foi o último Príncipe Herdeiro da Baviera, e sua mãe, Princesa Antónia de Luxemburgo, era bisneta de D. João VI e D. Carlota Joaquina.

O príncipe Rupprecht havia sido um dos comandantes reais mais respeitados do Exército Imperial Alemão na Primeira Guerra Mundial, mas perdeu a hipótese de governar a Baviera quando a Alemanha se tornou uma república em 1918, encerrando 738 anos de reinado da Casa de Wittelsbach.

Quando Irmingard tinha apenas cinco meses de idade, Adolf Hitler tentou dar um golpe e tomar o governo da Baviera, restaurando a monarquia. O episódio, conhecido como "Beer Hall Putsch", embora apoiado por muitos monárquicos bávaros, não teve o apoio do próprio Príncipe Rupprecht, que repudiava esse tipo de atentado, e foi um fracasso. Em consequência, a família real ganhou o ódio eterno de Hitler.

Dez anos depois, quando o Fuhrer chegou ao poder, dissolveu o círculo monarquista da Baviera e passou a tratar os Wittelsbach como inimigos. Temeroso das consequências para os filhos, Rupprecht decidiu enviá-los à Inglaterra para evitar as represálias. Assim, em 1936 Irmingard e sua irmã Editha foram enviadas para o Convento do Sagrado Coração em Roehampton, onde mais tarde chegaram suas irmãs mais novas, Hilda e Gabrielle, além de vários primos.

Em Dezembro de 1939, as propriedades da família foram confiscadas pelos nazis e Rupprecht refugiou-se na Itália com Antónia. No ano seguinte, os filhos passaram a viver com eles em Florença e continuaram seus estudos em Pádua. Mas então, em 1944, houve uma tentativa de assassinato de Hitler e o governo alemão acusou Rupprecht de envolvimento no atentado e de travar contacto com os aliados. O príncipe então fugiu sem deixar paradeiro.

A Gestapo, furiosa pela fuga de Rupprecht, decidiu retaliar e prendeu Antónia num hospital de Innsbruck, ao mesmo tempo em que enviou as três irmãs mais jovens para o campo de concentração de Sachsenhausen, em Oranienburg. Em Janeiro de 1945, Irmingard também foi presa e encaminhada para o mesmo hospital da mãe, pois estava com tifo. Pouco tempo após se restabelecer, foi enviada para encontrar as irmãs em Sachsenhausen, de onde a família seguiu para o temido campo de concentração de Dachau.

Ali eles permaneceram até o terceiro exército americano libertá-los, em 30 de Abril. Algumas semanas depois, descobriram que a Princesa Antónia havia sido enviada para um hospital em Jena. Quando libertada, a princesa pesava apenas 34 quilos.

Depois que a guerra acabou, Rupprecht voltou do seu esconderijo em Setembro de 1945 e fixou-se com Irmingard e os demais filhos no castelo de Leutstetten. A Princesa Antónia, traumatizada, jurou nunca mais pisar os pés na Alemanha e acabou por morrer na Suíça pouco tempo depois.

Em 1950, Irmingard casou-se com um primo, Príncipe Ludwig da Baviera. Mas os seus pesares ainda não terminariam: teve duas filhas e ambas faleceram na infância. Somente o filho Luitpold chegou à idade adulta e actualmente comanda uma cervejaria no sul da Alemanha. Irmingard ficou viúva em 2008 e faleceu aos 87 anos de idade, em Outubro de 2010.


Sem comentários:

Enviar um comentário