♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 19 de julho de 2023

O PRIMEIRO CARDEAL NEGRO DA HISTÓRIA MODERNA DA IGREJA

Laurean Rugambwa (1912-1997) foi arcebispo de Dar-es-Salaam, na Tanzânia e o primeiro cardeal negro da História Moderna da Igreja Católica Apostólica Romana
Laurean Rugambwa nasceu em uma família aristocrática em Bukongo, Tanganica (actual Tanzânia ), e foi baptizado com seus pais aos 8 anos, em 19 de Março de 1921. Depois de estudar no Seminário Maior Nacional Katigondo em Uganda, foi ordenado sacerdote pelo Bispo Burcardo Huwiler, MAfr , em 12 de Dezembro de 1943. Rugambwa fez então trabalho missionário na África Ocidental até 1949, quando foi para Roma estudar na Pontifícia Universidade Urbaniana, de onde obteve seu doutoramento em direito canónico.
Em 13 de Dezembro de 1951, Rugambwa foi nomeado Bispo Titular de Febiana e primeiro Vigário Apostólico de Lower Kagera. O mais jovem dos bispos de África, ele recebeu sua consagração episcopal em 10 de Fevereiro de 1952 do arcebispo David Mathew, com os bispos Joseph Kiwanuka, MAfr e Joseph Blomjous servindo como co-consagradores . Quando seu vicariato apostólico foi elevado a diocese em 25 de Março de 1953, Rugambwa foi nomeado Bispo de Rutabo pelo Papa Pio XII. Foi criado Cardeal Sacerdote de S. Francesco a Ripa pelo Papa João XXIII no consistório de 28 de Março de 1960. Ele foi o primeiro cardeal africano nativo da era moderna. No dia 21 de Junho seguinte, sua diocese passou a se chamar Bukoba.
Descrito como um progressista, Rugambwa participou do Concílio Vaticano II de 1962 a 1965. Ele pressionou fortemente para que a Cúria Romana fosse internacionalizada. Ele também foi um defensor do ecumenismo intercristão.
Após o Vaticano II, Rugambwa foi activo na implementação de suas reformas . Ele foi um dos cardeais eleitores no conclave papal de 1963 que elegeu o Papa Paulo VI. Ascendido a arcebispo de Dar es Salaam em 19 de Dezembro de 1968, posteriormente participou dos conclaves de Agosto e Outubro de 1978, que elegeram os papas João Paulo I e João Paulo II, respectivamente. Rugambwa renunciou ao cargo de arcebispo de Dar es Salaam em 22 de Julho de 1992, após vinte e três anos de serviço, durante os quais fundou o primeiro hospital católico em Ukonga e um Instituto religioso católico romano, as Irmãzinhas de São Francisco de Assis
O Cardeal Rugambwa faleceu em 1997, em Dar-es-Salaam, aos 85 anos. Seu corpo foi translado em 2012 para a Catedral de Bukoba.









Sem comentários:

Enviar um comentário