♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 31 de julho de 2023

O MISSIONÁRIO ITALIANO QUE RETRATOU ANGOLA NO SÉCULO XVIII

Ignazio da Asti Bernardino foi um autor italiano de um dos primeiros manuais missionários católicos de África.
Bernardino chegou a Cidade de São Paulo de Luanda, na actual Angola, como missionário capuchinho em 1741. Dois anos depois foi enviado para o norte, para a missão principal, no Reino do Soyo, que estava sem missionário há seis meses devido a uma disputa com o governante. Ele foi instruído a abandonar a missão do Soyo caso a situação se mostrasse impossível, mas com a ajuda de um corpo forte e leal de intérpretes congoleses, professores e servidores da missão, ele continuou o trabalho com sucesso. Actuou como vice-prefeito em Luanda de Agosto de 1746 a Junho de 1748. Enquanto estava no Soyo, ele foi curado de uma doença ocular por meio de uma intervenção de seu antigo mestre de noviciado, Ignatzio de Santhià. Em 1749 ele voltou para a Itália, onde apresentou dois memorandos à Propaganda Fide e redigiu Missione in practica, um manual missionário. Em Março de 1750 foi designado para a Bahia, Brasil, onde faleceu.
O manual de Bernardino foi finalmente publicado em 1931 com tradução francesa, mas com autoria erroneamente atribuída. Escrito como um conselho piedoso para aqueles que pretendem ser missionários, ele fornece, no entanto, percepções fascinantes e íntimas sobre a vida diária da missão do Soyo em meados do século XVIII.
O códice "Missão em prática. Os frades capuchinhos nos reinos do Congo , Angola e países vizinhos" é de papel escrito à mão, que fomos nósed para treinar novos missionários. É composto por 15 folhas de papel, a maioria delas ilustradas com pranchas de aguarela de página inteira, retratando o quotidiano de uma missão capuchinha no Congo no século XVIII.
A região que Ignazio da Asti Bernardino actuou era o Soyo (originalmente escrito "Sonho" e pronunciado Sonyo) uma província do Reino do Kongo , que se estendia para o sul desde a foz do rio Congo até o rio Loze, e para o interior por cerca de 100 quilómetros. O governante foi o primeiro senhor do Kongo a ser baptizado quando os missionários cristãos chegaram ao reino do Kongo em 1491. À medida que o Soyo se tornou mais independente, os seus governantes assumiram o título de Príncipe e depois de Grande Príncipe do Soyo no final do século XVII e início do século XVIII.

Sem comentários:

Enviar um comentário