♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 21 de julho de 2023

30 TELAS DO CONVENTO DE SANTA CRUZ DO BUSSACO VÃO SER RESTAURADAS


Cerca de 30 telas do Convento de Santa Cruz do Bussaco, no concelho da Mealhada, vão ser restauradas, num investimento de um milhão de euros, revelou o presidente da Fundação da Mata do Bussaco.

Em declarações à agência Lusa, Guilherme Duarte explicou que a recuperação das três dezenas de telas, algumas de grande dimensão, vai arrancar em 2024.

“Uma técnica da Direção Geral de Cultura analisou os quadros e aferiu as necessidades. A candidatura genérica para a recuperação deste tipo de património contempla aproximadamente um milhão de euros”, acrescentou.

De acordo com o presidente da Fundação da Mata do Bussaco, a maior parte destas pinturas do Convento de Santa Cruz “são muito antigas e valiosas” e “merecem ser devidamente recuperadas”.

“No total, falamos de umas 30 telas, quer da igreja, quer do claustro”, descreveu.

A par da recuperação destas telas, vai ainda ser feita uma réplica daquela que era a peça de arte sacra mais valiosa e emblemática do Convento de Santa Cruz do Bussaco e que terá ardido no Natal de 2013.

“Vamos tentar fazer uma réplica, o mais próximo possível do original, da tela de Josefa d’Óbidos. Queremos que seja colocada no local onde estava”, referiu.

A tela, assinada por Josefa d’Óbidos em 1664, tinha sido pintada para os Carmelitas Descalços do Bussaco.

O Convento de Santa Cruz do Bussaco, ligado à prática eremítica dos Carmelitas Descalços e à acção reformadora (1562) de Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz, estimulou a criação de um dos mais originais Desertos da Ordem.

Insere-se na Mata do Bussaco, que foi classificada como monumento nacional em Dezembro de 2017 e é candidata a Património Mundial da UNESCO.

Segundo a página oficial da Fundação, a Mata Nacional do Bussaco ocupa actualmente cerca 105 hectares e possui uma das melhores colecções dendrológicas da Europa, com cerca de 250 espécies de árvores e arbustos com exemplares notáveis.

“É uma das matas nacionais mais ricas em património natural, arquitectónico e cultural, podendo ser dividida em quatro unidades de paisagem: Arboreto, Jardins e Vale dos Fetos, Floresta Relíquia e Pinhal do Marquês”.



Sem comentários:

Enviar um comentário