♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 18 de julho de 2023

MANUEL, SABEL E ISMAEL, TRÊS SANTOS PERSAS POUCO CONHECIDOS NO OCIDENTE

Três santos persas pouco conhecidos no Ocidente, mas igualmente venerados pelo catolicismo e pela ortodoxia. Manuel, Sabel e Ismael, irmãos de nascimento, eram descendentes de uma ilustre família persa convertida ao cristianismo. Os cristãos eram minoria no Império Persa. Diante disso, pode-se até pensar que eles foram mortos pelo governo pagão da Pérsia. Mas, na verdade, os irmãos foram mortos pelos romanos, especificamente pelo sobrinho de Constantino, este que concedeu liberdade de culto aos cristãos. Não entendeu? Vamos explicar!

Juliano, o Apóstata, governou Roma de 361 até 363. Juliano era sobrinho de Constantino, que assinou o Édito de Milão, encerrando a perseguição aos cristãos. Contudo, quando Juliano chegou ao poder, ele revogou o documento e começou a perseguir os cristãos novamente. Paralelamente, Juliano entrou em guerra com rei da Pérsia Alamundar, este último, querendo a paz, enviou os três irmãos cristãos como embaixadores porque eles eram conhecidos como hábeis diplomatas. Eles foram recebidos com honras e hospitalidade.

Porém, eles se recusaram a participar de um culto pagão na presença do imperador. Juliano, furioso, interpretou isso como uma atitude desrespeitosa e mandou prender os irmãos, retirando deles a dignidade diplomática. Intimados pelas autoridades romanas a renegar o cristianismo, eles não o fizeram. Por isso, Manuel, Sabel e Ismael foram condenados e executados em 362. No dia 17 de Junho, a Igreja Católica celebra a sua festa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário