♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 1 de julho de 2023

SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO E PRECIOSÍSSIMO SANGUE DE CRISTO


 Em 1848, o Papa Pio IX foi expulso de Roma pelas forças revolucionárias. No ano seguinte, os exércitos franceses permitiram-lhe voltar à Cidade Eterna, após um ataque que durou de 28 de Junho a 1 de Julho. Invocando e dando graças pelo sangue derramado por Jesus por amor aos homens de todos os tempos, o Sumo Pontífice criou esta festa, situando-a no dia em que lhe foi possível voltar a Roma. S. Pio X alargou a festa à Igreja Universal. Nos nossos dias é celebrada solenemente em algumas congregações religiosas.







1 de Julho - Festa do Preciosíssimo Sangue de Jesus.

O calendário da liturgia antiga dedica o dia 1º de julho à Festa do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mesmo após a reforma litúrgica, no entanto, é bastante salutar que mantenhamos viva esta devoção, cuja origem consta nas próprias Escrituras:

"Porque vós sabeis que não é por bens perecíveis, como a prata e o ouro, que tendes sido resgatados da vossa vã maneira de viver, recebida por tradição de vossos pais, mas pelo precioso sangue de Cristo." ( 1 Pd 1, 18)
A devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus remonta a Igreja nascente, sobretudo em reverência ao sangue de Jesus derramado na cruz e também em alusão ao sangue de Cristo na Eucaristia.
Foi, porém, no séc. XIX, que São Gaspar Del Búfalo empreendeu grande campanha na propagação dessa devoção, cujo reconhecimento pela Sé Apostólica permitiu a composição da missa e ofício próprio por ordem do Papa Bento XIV. Por isso, até hoje São Gaspar é reconhecido pela Igreja Católica como o "Apóstolo do Preciosíssimo Sangue".
A Festa em honra do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor foi instituída oficialmente pelo Papa Beato Pio IX em 1849, em acção de graças pelo “sangue derramado por Jesus por amor aos homens de todos os tempos” diante da libertação de Roma, com a vitória dos exércitos franceses e pontifícios sobre a Revolução nacionalista anticlerical que o obrigara a se exilar em Gaeta. A Festa foi elevada ao rito de 1ª Classe pelo mesmo Pio XI, por ocasião da Celebração dos 1900 anos de aniversário da Morte do Santíssimo Salvador.
A HISTÓRIA
Pio IX foi para o exílio na companhia do Venerável Dom Giovanni Merlini. Ao chegarem a Gaeta, Dom Merlini sugeriu ao Papa que fizesse um voto de que, se tomasse de volta os domínios papais, estenderia a Festa do Preciosíssimo Sangue a toda a Igreja. O Papa considerou o assunto, e poucos dias depois enviou seu prelado doméstico, Mons. Stella, até Dom Merlini com uma mensagem:

“O Papa não considera oportuno obrigar-se por um voto, mas Sua Santidade se compraz em estender a festa imediatamente a toda a Cristandade”.
Isso se deu em 30 de Junho de 1849, dia em que os franceses conquistaram Roma e os republicanos capitularam. Era o Sábado anterior ao primeiro Domingo de Julho, motivo pelo qual o Papa decretou, em 10 de Agosto de 1849, que, dai por diante, todo primeiro Domingo do mês de Julho fosse dedicado ao Preciosíssimo Sangue.
Mais tarde, o Papa São Pio X fixou a Festa no dia 1º de Julho, dia em que Pio IX pôde voltar a Roma.
Santo Afonso Maria de Ligório disse:

“O Verbo Eterno, que nos queria totalmente dedicados a Ele, tomou um Coração semelhante ao nosso, um Coração que pudesse fornecer às suas veias o Sangue com o qual deveria nos resgatar. Ele não operou nossa Redenção ao preço de ouro e prata (I Pd 1,18) disse o Príncipe dos Apóstolos, mas ao preço de Seu Sangue que é de valor infinito”.

Sem comentários:

Enviar um comentário