♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 11 de julho de 2023

EM 1895 CHEGAVA O PRIMEIRO AUTOMÓVEL A LISBOA

No dia 11 de Outubro 1895 circula o primeiro automóvel em Portugal. Por volta da 17:00 horas daquele domingo de Outubro chega a Santiago do Cacém uma viatura ”Panhard-Levassor”, conduzido por D. Jorge de Avillez.

Este carro com rodas em madeira e aros em ferro, quando chegou à alfândega em Lisboa, ninguém sabia em que categoria se deveria incluir a nova máquina, acabando por ser registada como “locomobile”, ou seja, uma máquina movida a vapor, embora fosse com motor de combustão.

Esta viatura de 1200 centímetros cúbicos e 3,75 cavalos, foi importada de Paris, por um jovem aristocrata rural da vila do Litoral Alentejano, Santiago do Cacém, havia chegado ao porto de Lisboa uns dias antes. Depois da montagem das várias componentes numa oficina de carruagens e da colocação em marcha do seu motor de explosão, o Panhard & Levassor inicia a sua primeira viagem – que foi também a primeira viagem de automóvel em solo português −, com destino à casa D’Avillez em Santiago do Cacém.

À "estonteante" velocidade de 15 quilómetros por hora, que terá provocado um forte pavor e fascínio entre as populações que acorreram à sua passagem à entrada da vila de Palmela, pois surge um burro no meio da estrada, que se recusa a arredar do caminho. O choque é inevitável e do atropelamento resulta a morte do pobre animal.

Rezam as crónicas da época que o caso só foi sanado quando o dono recebeu uma indemnização pela comoção causada ao animal, e este se vê então recompensado da sua significativa perda, com a quantia de dezoito mil réis, o triplo do valor de um burro naquela época.

Três homens protagonizaram esta aventura: D. Jorge D’Avillez; Jules Phillipe, engenheiro na região, e Hidalgo Vilhena, outro santiaguense, pioneiro na arte fotográfica da época. A chegada do Panhard & Levassor ao seu destino, Santiago do Cacém, causou um grande entusiasmo e pasmo entre os habitantes da localidade. Actualmente este automóvel pertence ao “Automóvel Clube de Portugal” - ACP. 

1 comentário:

  1. Uma história fascinante, como todas as que dão testemunho do avanço da civilização!

    ResponderEliminar